

No ambiente das empresas de telecomunicações ter uma rede eficiente é fundamental. A estabilidade do acesso, assim como a velocidade, ajudam elas a serem mais integradas e produtivas. Por isso, muitas empresas estão adotando conexões Lan to Lan.
Essas conexões são uma ótima forma de melhorar o funcionamento da sua rede, já que os profissionais conseguem trocar dados com mais qualidade. Ao mesmo tempo, os gestores têm mais facilidade ao monitorar os recursos com mais qualidade, evitando riscos.
Quer saber mais sobre o tema e por qual motivo a sua empresa deve adotar conexões Lan to Lan? Então, confira o post a seguir!
O que é e como funciona uma conexão Lan to Lan?
As conexões Lan to Lan são redes integradas locais. Ela é, normalmente, utilizada por negócios com múltiplas filiais. O seu principal objetivo, nesse cenário, é manter todo o negócio conectado em um único ambiente virtual.
As conexões Lan to Lan se apoiam em uma infraestrutura de rede dedicada para conectar as operações de uma empresa. Isso permite ao negócio integrar a comunicação entre matriz e filiais — tudo sem comprometer a qualidade do acesso à internet.
Na prática, a conexão Lan to Lan cria um ambiente em que computadores, bancos de dados, impressoras e sistemas de gestão trabalham na mesma infraestrutura de rede. Isso dá mais performance e integração ao negócio. Ao mesmo tempo, reduz custos e otimiza a execução de operações.
Por que investir neste tipo de tecnologia?
O investimento em conexões Lan to Lan pode trazer grandes impactos para a sua empresa. Por isso, conhecer cada um deles é crucial para identificar como essa aplicação pode mudar a realidade do seu negócio. Confira a seguir alguns dos efeitos causados por essa estratégia!
Mais segurança
A conexão Lan to Lan consegue ampliar o nível de segurança no ambiente corporativo. Com ela, os times podem trocar dados por meio de um ambiente mais unificado. Ou seja, é menos suscetível às interferências de agentes externos.
Isso torna todas as comunicações mais robustas e alinhadas com as demandas por proteção de dados do ambiente corporativo normal. A aplicação de regras, por exemplo, será feita com mais agilidade. Da mesma maneira, a correção de vulnerabilidades gera um impacto que afeta todos os times de telecomunicações.
Redução de custos
O corte de gastos é algo que todo negócio busca. As empresas precisam eliminar desperdícios para se manterem competitivas a todo momento. Sendo assim, com um orçamento compacto, enfrentar desafios deixa de ser uma dificuldade.
Ao utilizar conexão Lan to Lan, os gastos necessários para manter a infraestrutura atualizada, monitorar recursos e atualizar plataformas será muito menor, o que melhora o tempo gasto pelo time.
Além disso, as equipes que dependem da infraestrutura para executar processos de atendimento conseguem realizar as suas ações de maneira mais ágil, contribuindo com o ganho de produtividade.
Aumento da performance da conexão
As conexões mais integradas conseguem entregar maiores taxas de velocidade. Nesse cenário, equipamentos de gestão de rede precisam de menos tempo para direcionar pacotes. Afinal, o número de nós é reduzido e isso gera acessos a recursos com menos latência e taxas de erros.
Para os profissionais de atendimento, traduz-se em um atendimento capaz de obter dados relevantes em menos tempo, otimizando a experiência de atendimento e relacionamento, além de tornar o negócio mais competitivo.
Mais facilidade para monitorar o fluxo de dados
O monitoramento do fluxo de dados é muito importante para o dia a dia de gestores de TI. Isso porque ter dados sobre esse processo permite a identificação de possíveis problemas. Além disso, amplia o número de informações que podem ser utilizadas para otimizar a rotina da empresa.
Uma rede Lan to Lan pode ser monitorada de modo unificado. Para o time de TI, isso se traduz na capacidade de fazer todos os processos de gestão a partir de um único lugar. Com isso, gastos com deslocamento de profissionais, prazos e fatores de risco deixam de ser um problema.
Otimização do tempo gasto com a gestão do negócio
O tempo gasto com a gestão da infraestrutura de TI garante a qualidade dos serviços de empresas que dependem da tecnologia, como é o caso dos negócios de telecomunicações. Se o gestor consegue se manter focado em atividades críticas, ele terá melhores resultados. Afinal, ele poderá diminuir o investimento em rotinas secundárias ou na correção de problemas.
Por isso, as redes Lan to Lan precisam ser consideradas um atrativo para o negócio. Já que o gestor minimiza o tempo gasto por todo o time com rotinas de manutenção, monitoramento e correção de problemas. Com isso, a sua habilidade de sempre entregar aos outros times uma experiência de ponta será elevada.
Mais disponibilidade das conexões
As medidas utilizadas para configurar as conexões de rede Lan to Lan minimizam possíveis problemas de performance e gargalos operacionais. Como consequência, haverá maior disponibilidade de ligações.
Para empresas, isso é um fator estratégico, pois a habilidade de utilizar a tecnologia no dia a dia do negócio será ampliada. Tudo isso sem elevar riscos operacionais ou a possibilidade de gargalos afetarem os seus resultados.
Por que ter o apoio de um especialista para gerenciar as informações?
A empresa deve fazer ajustes de segurança e performance, no entanto, a mudança de infraestrutura de rede não é um processo simples. Ao mesmo tempo que se preocupa com o operacional e a gestão, também é necessário buscar o hardware adequado para garantir que a performance dos seus equipamentos seja sempre robusta.
Esses cuidados passam, também, pela busca de um fornecedor qualificado. Ele deve ser capaz de entender as suas demandas e auxiliar você na busca pelos melhores dispositivos. Assim, quando for integrar as suas redes, o número de problemas será sempre baixo.
Portanto não deixe de buscar um bom fornecedor para os seus dispositivos. Assim, o seu investimento nas redes Lan to Lan será bom de ponta a ponta. Ou seja, o seu negócio conseguirá aproveitar os benefícios dessa abordagem e converter os investimentos em mais competitividade em médio e longo prazo.
Quer saber mais sobre como um bom fornecedor pode ajudar na sua empresa? Conheça os nossos serviços!
Fonte: ITC